A ponte metálica rodoviária sobre o Rio Arade, que liga os concelhos algarvios de Portimão e Lagoa, reabre esta noite ao trânsito, após ter sido submetida a obras de recuperação ao longo de 22 meses.
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A conclusão da empreitada e reabertura definitiva ao tráfego rodoviário será assinalada hoje, a partir das 18:00, com uma mega-feijoada no tabuleiro da ponte, preparada pelos municípios de Portimão e de Lagoa.
As obras de reforço dos pilares, com a colocação de microestacas e tapetes de enrocamento no leito do rio em torno dos alicerces, alargamento do tabuleiro rodoviário em cerca de 60 centímetros, e a requalificação de toda a estrutura da ponte construída em 1876, iniciaram-se em 2007, e custaram 3,8 milhões de euros.
O encerramento da ponte centenária ao trânsito foi decretado em Novembro de 2007 pela Estradas de Portugal, na sequência de uma vistoria que apontava para o "perigo de colapso iminente", devido ao avançado estado de degradação dos pilares centrais.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Portimão, recordou que o fecho da ponte "afectou diariamente" entre seis a oito mil pessoas que, até Novembro de 2007, atravessavam ali o Rio Arade, a maioria das quais trabalhadores e residentes nas localidades de Ferragudo, Parchal, Estombar e Mexilhoeira da Carregação.
Manuel da Luz, destacou que a empreitada da responsabilidade das Estradas de Portugal "cumpriu todos os prazos previstos e resolveu o problema de segurança da ponte".
"O problema, preocupante, da falta de segurança detectada durante as inspecções, está finalmente resolvido", observou o autarca, sublinhando que "os relatórios apontavam para a prioridade de intervenção devido à sua degradação".
Em 2003, a ponte metálica sobre o Rio Arade, foi incluída numa lista de cinco, de um total de 160 pontes do território nacional, a necessitarem de "intervenção prioritária".
"A degradação na superfície era evidente à vista desarmada, e na parte submersa no leito do rio, era preocupante", destacou Manuel da Luz.
O autarca manifestou-se "mais tranquilo, uma vez a segurança daquela estrutura deixou de ser uma preocupação para a autarquia", acrescentando que "agora a ponte está em condições de suportar todo o tráfego normal, e até determinados tipos de abalos sísmicos".
Em 2005, a estrutura obteve a pior classificação possível em termos de conservação, o que motivou a primeira intervenção urgente em seis pilares que sustentam a ponte.
O reforço e estabilização dos pilares centrais, aqueles que apresentavam indícios de pior estado de conservação nas inspecções subaquáticas realizadas, permitiram que a circulação de veículos ligeiros fosse retomada temporariamente no Verão de 2008.
A circulação automóvel na ponte sobre o Rio Arade apenas será possível a partir das 23:00.