Em seis meses, a ponte suspensa de Arouca somou 80 mil visitantes. Operadores de turismo e restauração com um "verão excelente".
Corpo do artigo
Em meio ano - foi inaugurada a 2 de maio -, aquela que foi considerada a maior ponte pedonal suspensa do Mundo atraiu a Arouca cerca de 80 mil visitantes e deu um novo impulso ao turismo. Os negócios locais aumentaram a faturação e surgiram novos postos de trabalho.
Se os Passadiços do Paiva transformaram Arouca num dos destinos turísticos de aventura e lazer mais procurados, a ponte pedonal 516Arouca reforçou o fenómeno e colocou fim à sazonalidade das visitas que passaram a ser uma realidade diária.
"Este foi o melhor verão de sempre da empresa e tem muito a ver com a ponte", confirmou, ao JN, Pedro Teixeira, responsável pela "Just Come", iniciativa de promoção turística. O empresário diz que há dois anos "era impensável contratar colaboradores a tempo inteiro". "Agora temos sete pessoas a trabalhar a tempo inteiro, o que se deve, em parte, ao projeto da ponte", explica. Pedro Teixeira adianta que a "516Arouca" tem sido também o mote para os turistas "descobrirem outras coisas para visitar e fazer na região".
Gente toda a semana
Uma opinião partilhada por José Artur, outro empresário ligado ao agroturismo. "O mês de agosto foi excelente com taxa de ocupação de 95% e a ponte veio contribuir para isso". José recorda que há agora necessidade de marcação prévia. "As pessoas têm de marcar e há clientela toda a semana", sublinha. A restauração, que viu a ponte minimizar os efeitos da pandemia, confirma o aumento significativo dos visitantes após a inauguração da travessia. "Com a ponte começamos a trabalhar muito mais. Há muitos clientes ao fim de semana, mas durante os restantes dias passamos a ter também bastantes pessoas a procurar o nosso restaurante", afirmou o proprietário do Restaurante Décio, em Alvarenga. Décio Tavares Vieira afirma não ter dúvidas que esse aumento "foi por causa da ponte".
"A "516 Arouca", tal como prevíamos, está a ter um forte impacto na retoma da atividade turística neste pós-pandemia em que o setor foi um dos mais abalados", confirmou, por sua vez, a Câmara Municipal de Arouca.
A Autarquia explica que a vontade de atravessar a maior ponte pedonal suspensa do Mundo ou apenas a curiosidade de apreciar a imponente obra levou a que Arouca voltasse a ter fluxos turísticos "quase comparáveis ao período pré-pandemia, tendo nestes seis meses recebido a visita de aproximadamente 80 mil pessoas, com dias sucessivamente esgotados".
Controlo de entradas
Verificou-se um crescimento rápido da procura, controlado pela gestão de entradas na ponte (apenas cerca de 500 por dia, sempre com acompanhamento de um guia). "Desta forma, conseguimos dar resposta à procura, com as condições de segurança que este período pandémico obriga, sem sobrecarregar as aldeias e demais serviços de apoio ao turismo", refere a Câmara.
Pormenores
Marcação
Marcações para visitar a ponte e passadiços devem ser feitas através do portal 516arouca.pt.
Preços
Os preços variam entre os 10 euros para crianças, jovens, estudantes e pessoas com mais de 65 anos e os 12 euros para adultos. Há promoções para famílias.
Promoção
A "516 Arouca" já foi destaque em programas como o "Good morning America" e o "Fantástico" da TV Globo. Também foi notícia no "The Guardian" e no "El País", entre outros jornais.