
Presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, inaugurou, esta sexta-feira, um novo espaço verde na cidade
Foto: Pedro Correia
Foi por desejo da população que um baldio em Ramalde foi transformado num jardim de proximidade e espaço de convívio, o que o presidente da Câmara do Porto considera "um excelente exemplo" da cidade que se pretende. O Jardim Senhora do Porto, um investimento de 784 mil euros, foi inaugurado, esta sexta-feira, por Pedro Duarte.
Fica entre as ruas Senhora do Porto e de Santa Luzia, ocupando cerca de cinco mil metros quadrados. O Jardim Senhora do Porto possui, além de áreas verdes, um parque infantil, uma zona de convívio e uma horta comunitária com dez talhões. Custou 748 mil euros e resultou de um desejo da população daquela zona de Ramalde, que participou com sugestões na elaboração do projeto.
"A qualificação deste espaço resultou de um desejo expresso pela população, que colaborou com a Autarquia na reconfiguração desta área da cidade. A decisão de construir o jardim surgiu no âmbito de uma consulta pública, onde os moradores puderam partilhar as suas opiniões e contribuir para a adaptação do projeto às necessidades locais", destaca a Câmara do Porto.


O novo espaço verde foi inaugurado, esta sexta-feira, pelo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, acompanhado pela vice-presidente Catarina Araújo e pela presidente da Junta de Ramalde, Patrícia Rapazote. E alguns populares fizeram questão de estar presentes. "Isto dantes eram só ratos, era baldio, estava tudo ao abandono. Agora está outra limpeza", destacou um morador, à chegada dos jornalistas.
O Jardim Senhora do Porto, executado pela GO Porto, está dotado ainda de um sistema de drenagem sustentável, que inclui bacias de infiltração do tipo "rain garden". Esta solução contribui para uma gestão mais eficiente da água da chuva em meio urbano, permitindo a sua captação, retenção e infiltração no solo, em vez do escoamento pelas ruas e passeios", sublinha a Câmara do Porto. Aliás, um facto também destacado por Pedro Duarte.

Para o presidente da Câmara do Porto, a nova zona verde "é um excelente exemplo da ideia que se pretende para a cidade". "Temos um jardim de proximidade, numa zona residencial que tinha um baldio, sem qualquer cuidado especial e que agora pode ser ocupado pela população", vincou.
"Queremos muito ter portuenses na cidade, mas contestamos uma visão massificada", acrescentou Pedro Duarte, considerando que o Jardim Senhora do Porto "privilegia a vida das pessoas, combate até fenómenos de isolamento" (por dispor de um espaço de convívio) e ajuda a melhorar a sensação de segurança na cidade, ao ter-se dado uma particular atenção à iluminação pública. "Ao interligar duas ruas, criam-se fluxos e torna-se a vida na cidade mais dinâmica", concluiu.

