Numa altura em que passam 23 anos sobre o fim da linha de via estreita na Trofa, sob a promessa da chegada do metro até ao centro da cidade, a população concentra-se junto à estação do Muro, neste sábado, para reivindicar o transporte e reunir assinaturas numa carta aberta que enviará ao Governo.
Corpo do artigo
“Preocupados” com a possibilidade de o metro voltar a “ficar pelo caminho”, população e forças políticas locais decidiram juntar-se numa concentração, a partir das 15 horas deste sábado, no Largo da Estação, no Muro - uma das freguesias da Trofa mais prejudicadas com a supressão da ferrovia -, para “assinalar os 23 anos de espera pela chegada” do transporte ao concelho.
Organizada pelo movimento “Metro para a Trofa, já”, a iniciativa inclui ainda a leitura de uma carta aberta que pode ser subscrita por todos os que queiram participar na concentração e que será “enviada ao primeiro-ministro, à Área Metropolitana do Porto e à Metro do Porto”, como adianta, ao JN, Margarida Pinto, da organização.
“Estamos preocupados com os 'timings'. Sabemos que vai haver uma transição na Metro do Porto, mas o programa 2030 tem de estar fechado até setembro”, diz a murense, que integra o movimento e lembra que ele colhe o “apoio de todas as forças políticas do concelho”, as quais “estiveram envolvidas na elaboração da carta aberta”.
Depois de incontáveis atrasos e paragens, o projeto do metro à Trofa prevê agora a chegada do transporte em ferrovia até ao Muro – continua aberto o antigo canal de via estreita, entre o ISMAI, na Maia, e aquela freguesia, numa extensão de quatro quilómetros -, sendo o restante percurso feito em metrobus, até Paradela. A construção do troço será financiada por verbas do programa de fundos europeus Sustentável 2030.
Previsto na primeira fase de expansão da rede de metro, para substituir o comboio de via estreita que ligava a Trindade, no Porto, à Trofa e que foi suprimido a 23 de fevereiro de 2002 precisamente para dar lugar ao novo meio de transporte, o projeto da extensão da Linha Verde ficou pelo caminho por diversas vezes.