O fraco serviço de transporte ferroviário em Grândola e as poucas condições para os utentes que usam a estação, onde não existe um quarto de banho, levou a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Grândola a recolher assinaturas para pedir ao Governo obras na estação e mais serviços ferroviários.
Corpo do artigo
Na missiva, é ainda pedida a inclusão do Alfa Pendular, que passa em Grândola, no novo passe verde da CP, com mensalidade de 20 euros.
Os utentes consideram drástica “a degradação da estação, que atualmente não passa de um apeadeiro com uma pala expondo os passageiros às intempéries todo o ano. À falta de um abrigo coberto de espera, acresce a degradação do acesso às linhas, a falta de instalações sanitárias, a falta de manutenção do mobiliário e iluminação, além de uma limpeza regular inexistente”, pode-se ler no abaixo assinado.
A Comissão de Utentes compara a situação em Portugal com outros países. “Grândola está a cerca de 30 minutos da estação do Pinhal Novo, eixo da zona suburbana do Distrito de Setúbal e a uma hora de distância da capital do país, principal centro do sul do país, situação semelhante a localidades de outros países da Europa, onde se verifica elevada frequência de comboios a distâncias similares ou ainda superiores. No entanto, o primeiro serviço ferroviário semanal, o Alfa Pendular (serviço onde não existe o direito ao novo passe verde e com preços incomportáveis para muitos), parte de Grândola pelas 8.53 horas, chegando à capital às 10.05 horas sendo que o último comboio regressa a Grândola partindo de Lisboa pelas 18.32 horas, horários estes que não se coadunam nem com horários laborais nem escolares”.
Por fim, a Comissão de Utentes aponta para a crise na habitação para atribuir importância alta às melhorias pedidas em Grândola. “Com os valores que se praticam na habitação nos grandes centros, melhores horários e maior frequência seriam soluções para a mobilidade de quem reside em Grândola e no Litoral Alentejano, quer para trabalhar, quer para estudar e não só com destino a Lisboa, mas igualmente a Setúbal (sede de distrito), Évora, Beja e mesmo para o Algarve, destinos com situação semelhante no que toca ao serviço e horários”.