O Porto vai acolher o congresso mundial de turismo de eventos, que reunirá 1300 especialistas do setor. A iniciativa terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega, entre 9 e 12 de novembro de 2025.
Corpo do artigo
A candidatura à organização da edição 64 do Congresso Mundial da ICCA - International Congress and Convention Association resultou de um trabalho conjunto entre Turismo do Porto e Norte, Turismo de Portugal, Câmara do Porto e Centro de Congressos da Alfândega.
"É uma conquista estratégica, que consolida o Porto e Norte como destino de referência para congressos, conferências e reuniões", sublinha o presidente do Turismo do Porto e do Norte. Luís Pedro Martins entende que o certame "abre também novas oportunidades para outras cidades do Norte, que têm um grande potencial de desenvolvimento neste mercado". "Este foi um segmento identificado como prioritário ainda antes da pandemia, tendo os responsáveis pelo turismo da região feito uma aposta muito séria na promoção", sublinha a organização, em comunicado.
"O nosso país é cada vez mais procurado para acolher grandes eventos e congressos e essa evidência é o testemunho vivo do nosso compromisso com a qualidade e com estratégias de incentivo e captação de eventos para Portugal. Os eventos deixam um legado positivo nos territórios que os acolhem e contribuem para fomentar o seu dinamismo económico", afirma, por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
A organização sublinha que a cidade do Porto ocupa o 23º lugar a nível mundial e a 18ª posição europeia no ranking de cidades que recebem congressos, sendo a segunda cidade não capital europeia mais atrativa para o turismo de eventos.