A Câmara do Porto reservou 700 mil euros para as iluminações de Natal deste ano. A proposta para o estabelecimento de um acordo com a Associação de Comerciantes do Porto, à semelhança do que acontece há cinco anos, vai à reunião de Executivo desta segunda-feira.
Corpo do artigo
Além da colocação de luzes em quase uma centena de locais espalhados pela cidade, o contrato integra a árvore gigante em frente à Câmara, que já se tornou tradição na época festiva.
"As iluminações de Natal da Cidade do Porto assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, constituindo uma tradição enraizada e muito apreciada por todos aqueles que nela vivem e trabalham, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que todos os anos visitam a Cidade nessa época", justifica.se na proposta, assinada pela vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e do Pelouro dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo.
"A iniciativa e organização das iluminações de Natal por associações representativas das atividades económicas concelhias vem sendo um modelo adotado com sucesso por múltiplos outros concelhos, designadamente, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo ou Viseu", acrescenta o documento.
A Associação dos Comerciantes prevê "a colocação da iluminação e enfeites decorativos em cerca de 95 locais e a colocação da Árvore de Natal na Praça General Humberto Delgado". Para este efeito, será lançado um concurso público internacional.