Porto e Gaia acreditam terem “uma candidatura forte” a Capital Mundial do Desporto
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acredita que, junto com Vila Nova de Gaia, foi preparada "uma candidatura forte" a Capital Mundial do Desporto em 2027. O presidente do ACES Europa ouviu, esta sexta-feira, argumentos que as autarquias pensam serem suficientes para derrotar a outra candidata: Buenos Aires.
Corpo do artigo
A decisão do ACES Europa (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto) só deverá ser tomada entre abril e maio próximos, segundo estimativas do vereador do Desporto da Câmara de Vila Nova de Gaia, José Guilherme-Aguiar. Mas as perspetivas de que a candidatura de Porto e de Gaia saia vencedora em relação à de Buenos Aires são altas.
"Não só preparamos uma candidatura forte como temos argumentos. Temos uma capacidade de resposta muito maior", vincou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, perante uma delegação do CES Europa, integrada pelo seu presidente, Gian Francesco Lupattelli, que se encontra até sábado nas duas cidades a conhecer os pormenores da candidatura a Capital Mundial do Desporto.
Na receção, Rui Moreira sublinhou "o esforço" dos dois municípios em termos de "infraestruturas". É que, entre 2021 e 2024, Porto e Gaia investiram no desporto 57 milhões de euros, existindo nas duas cidades mais de mil equipamentos desportivos, 350 dos quais municipais. "O objetivo, para os próximos anos, passa por expandir e modernizar os equipamentos desportivos, novos pavilhões, novas piscinas", acrescentou José Guilherme Aguiar.
Alguns desses equipamentos mais simbólicos foram visitados, esta sexta-feira, pela delegação do CES Europa, como o Estádio do Dragão e o Complexo da Lavandeira. Mas, uma terceira cidade, também entra na equação, pelo facto de pertencer ao Eixo Atlântico. "Em 2027, Matosinhos, que é atualmente a Cidade Europeia do Desporto, também vai ser nossa parceira na organização de eventos", antecipa Guilherme Aguiar.
Para já, Porto e Gaia ainda não sabem quantificar quantos eventos serão organizados no âmbito da Capital Mundial do Desporto, caso vençam a candidatura. "Não quero arriscar de que será um evento por dia. Mas, se ganharmos, teremos eventos na esmagadora maioria do ano de 2027", garantiu o vereador de Gaia.
Para já, estão nove assegurados, entre os quais a Meia Maratona e a Maratona do Porto, o Circuito Surf do Norte, o Douro Cup ou o Gaia International Tournament. "Temos 365 dias para ocupar", acrescentou apenas Guilherme-Aguiar.
Para Rui Moreira, a Capital Mundial do Desporto vai servir também para "impulsionar o turismo nas duas cidades" e dinamizar a economia local. O presidente da Câmara do Porto não consegue, contudo, quantificar o retorno financeiro estimado. Mas vincou: "Vai levar aos nossos sucessores a motivação para continuarem a apostar no desporto".