Porto e Gaia formalizaram, no último dia de 2024, a candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027. Santiago de Cáli (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina) também estão na corrida, sendo que o vencedor será anunciado no final deste mês.
Corpo do artigo
"Este momento histórico posiciona as duas cidades vizinhas como potenciais pioneiras na conquista deste título para Portugal", assinalam as autarquias, que emitiram dois comunicados iguais, a propósito da formalização da candidatura conjunta.
"A candidatura sublinha o compromisso de ambas as cidades em promover o desporto como motor de desenvolvimento social e cultural. Este esforço materializa-se em ações concretas, como a criação e modernização de infraestruturas, a realização de eventos desportivos de grande dimensão e a implementação de programas inclusivos para todas as faixas etárias", refere o comunicado.
Fortalecimento do desporto de formação, com enfoque em crianças e jovens; promoção da igualdade de oportunidades e da inclusão social através da prática desportiva; organização de competições internacionais que projetem a região como um destino desportivo de excelência; investimento em infraestruturas modernas e acessíveis; e compromisso sólido com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os pilares em que assentam as propostas de Porto e Gaia.
"[A candidatura] releva o papel do desporto na construção de sociedades mais saudáveis, inclusivas, justas e instruídas. Sociedades que, no fundo, consubstanciam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cuja observância é determinante para o nosso futuro global", considera o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, citado no comunicado.
"São muitos os motivos que levam estas duas cidades, juntas, a almejar tal sonho. Para muitos, é um objetivo ambicioso. Para nós, além do desafio, esta conquista seria o reconhecimento de um trabalho que temos vindo a construir, individualmente e em parceria, ao longo dos últimos anos", observa, por sua vez, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.