Arranca no próximo dia 18 mais uma edição, a 11.ª, do Porto & Matosinhos Wave Series, com diversas competições regionais de surf, e atividades complementares como iniciativas de formação e de sensibilização ambiental. A ação de surf adaptada é outro dos pontos altos do programa.
Corpo do artigo
A organização é da Onda Pura Surf Center, em colaboração com as câmaras do Porto e Matosinhos e a Federação Portuguesa de Surf. A organização promete "emoção, competição de alto nível e um forte compromisso com a inclusão e a sustentabilidade".
Até outubro, realizam-se competições nacionais e regionais de surf, incluindo etapas do Circuito Surf do Norte (18 e 19 de abril), Liga MEO Surf (25, 26 e 27 de abril), Junior Tour (3 e 4 de maio), Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino (4 e 5 de outubro) e Campeonato Nacional de Longboard (11 e 12 de outubro). As provas decorrerão na Praia Internacional de Matosinhos ou na Praia de Leça da Palmeira.
"Nos dias 21 e 23 de maio, irão decorrer as iniciativas Surf para Todos e Surf Adaptado, na Praia de Matosinhos, promovendo a acessibilidade ao mar para crianças de instituições de solidariedade social e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Estas atividades reforçam a missão do evento de tornar o surf uma modalidade verdadeiramente inclusiva, para além de provar o seu papel terapêutico, como instrumento poderoso para o desenvolvimento físico e psíquico de crianças, jovens e adultos", explica a organização, em comunicado.
"O Porto & Matosinhos Wave Series sempre teve o compromisso de unir desporto e comunidade. Nesta 11.ª edição, reforçamos a nossa aposta na inclusão e na sustentabilidade, através do Surf para Todos e do Surf Adaptado, garantindo que cada vez mais pessoas possam sentir a emoção de deslizar sobre as ondas. Conhecemos bem o efeito promotor de bem-estar do surf e queremos alargá-lo a um maior número de pessoas, enquanto aproveitamos para incentivar boas práticas também na área da sustentabilidade. Por outro lado, continuamos a nossa aposta nas camadas mais jovens da competição, promovendo os futuros talentos do surf nacional", afirma Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center,citado no referido documento.
O programa do Porto & Matosinhos Wave Series 2025 ioclui formações e ações de sensibilização ambiental, "reforçando a importância da preservação dos oceanos e do litoral". O objetivo é envolver "atletas, voluntários e a comunidade local, promovendo boas práticas ambientais e o respeito pela natureza".
"O Porto&Matosinhos Wave Series é uma das iniciativas de desportos de ondas mais importantes do país, que, a cada edição, conquista maior notoriedade, tanto a nível nacional como internacional. Para o município do Porto, é uma honra associar-se, mais uma vez, a este evento", observa Catarina Araújo, vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.
"O Porto tem uma forte ligação ao mar e a realização deste conjunto de eventos coloca a cidade, a sua Frente Atlântica e toda a região norte na agenda desportiva nacional. Permite ainda promover uma modalidade que faz parte da cultura do país. Trata-se de um evento que promove a inclusão social, a igualdade de género e a participação de diferentes faixas etárias e escalões de formação, valores que vão ao encontro da política do nosso município", acrescenta.
Nuno Matos, vereador de Participação Cívica e Juventude, Desporto e Associativismo Desportivo na Câmara de Matosinhos também deixa elogios: "O concelho volta a afirmar-se como capital dos desportos de deslize com o regresso do Porto&Matosinhos Wave Series, um evento que ao longo dos anos se consolidou como uma referência no panorama nacional do surf e que, em 2025, promete mais uma temporada repleta de competição, inclusão e promoção desportiva".
"Com uma costa privilegiada e infraestruturas de excelência, Matosinhos tem vindo a afirmar-se como um destino de referência para a prática do surf. A autarquia investe continuamente na segurança aquática, na qualidade das águas balneares e no apoio ao tecido associativo local. Este evento espelha essa aposta, reunindo atletas, famílias, escolas e entidades públicas e privadas num espaço que promove o desporto e os valores que lhe estão associados", assinala, ainda.
A Associação Nacional de Surfistas, a Associação Onda do Norte, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira também se associam à iniciativa.