Sobre um piso novo, o cinza claro a contrastar com o vermelho vibrante dos bancos recém-pintados, o autarca do Porto, Rui Moreira, visitou, nesta sexta-feira, o jardim de Arca d'Água, requalificado com um investimento de meio milhão de euros. No total, já foram beneficiados 77 hectares de espaços verdes da cidade.
Corpo do artigo
"Jardim histórico da cidade", com "espécies arbóreas únicas", Arca d'Água está entre os vários espaços verdes do Porto que têm sido alvo de intervenções de beneficiação ou expansão, lembrou o vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, salientando que "a requalificação prendeu-se muito com os pavimentos" e envolveu um investimento de cerca de 500 mil euros.
"Hoje, temos novos pavimentos, que são drenantes. Sabemos que é uma zona de muita água, e é importante conseguir contê-la no jardim. E mudámos muitas das infraestruturas que servem o espaço: reabilitamos os bancos para as pessoas poderem descansar à sombra, porque é um jardim onde a população acorre muito, nomeadamente em dias de calor", destacou o autarca, realçando que o jardim tem "12 magnólias classificadas" e "é muito conhecido pelos plátanos". "Em relação às árvores classificadas, nomeadamente as magnólias, o projeto inicial teve de ser adaptado para não ter uma intervenção que pudesse prejudicar o seu desenvolvimento no futuro", revelou Filipe Araújo, indicando que "o projeto foi adaptado à preservação dos espaços".
Vários projetos
"Temos investido imenso nos parques e jardins da cidade. Em termos de reabilitações e expansões, já foram cerca de 77 hectares, o que é uma área já muito significativa. Só em expansões, temos cerca de 22 hectares, e estamos neste momento a trabalhar em mais 30 hectares", precisou o vice-presidente, que referiu algumas obras em curso nos espaços verdes.
"Neste momento, estamos a ultimar o parque da Alameda de Cartes, que também é um parque lindíssimo e envolve uma série de bairros sociais. Estamos a dotar a cidade de um novo espaço que vai interligar com a nova fase do parque Oriental", adiantou. "Estamos também a finalizar o parque urbano da Lapa, que em breve estará pronto, e a começar a Corujeira. E em princípios de setembro a Praça da República estará em obras", acrescentou, recordando que "o PDM [Plano Diretor Municipal] tinha esta perspetiva de duplicar a área verde da cidade".
Bairro no Amial com exterior renovado
Ali perto, também o espaço exterior que envolve o bairro da Agra do Amial, onde habitam 156 famílias, foi reabilitado e teve o parque infantil concluído, recebendo a visita dos autarcas portuenses, já ao início da tarde. "Os edifícios do bairro já tinham sido reabilitados, e estava na altura de olhar para o espaço envolvente aos edifícios de habitação", recordou o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, avançando que as intervenções nos espaços públicos em torno dos complexos de habitações municipais vão ser concretizadas de forma faseada, devendo seguir-se o bairro do Bom Pastor, em Paranhos, cujo concurso público já está em marcha, e do Monte da Bela, em Campanhã.