Todos os dias, há 30 306 valonguenses que saem do concelho para trabalhar ou estudar. Carro é o meio de transporte preferido, mas o comboio também tem um papel de destaque.
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Valongo é o concelho do anel central da Área Metropolitana que, nos seus movimentos pendulares diários, menos pessoas envia para o Porto, embora a Invicta seja o principal polo de atração para estudar ou trabalhar. Ermesinde é a freguesia que mais utiliza o comboio. Já Sobrado, mais rural e interior, carece de iguais meios de transporte. Valongo ainda se mostra um concelho desigual, apesar dos esforços da autarquia na melhoria da mobilidade dos munícipes, o que já lhe valeu o "Sustainable Urban Mobility Award", distinção atribuída pela Comissão Europeia.
São 10 528 os valonguenses que, de acordo com os Censos de 2021, se deslocam diariamente para o Porto. Em comparação com outros municípios da região, o número não é elevado e demonstra a dispersão da população pelos lugares que encontra para estudar ou trabalhar e a capacidade do próprio concelho em fixar os seus habitantes. A Maia segue-se na preferência (5878 pessoas) e, depois, Gondomar (2567). No total, todos os dias saem de Valongo 30 306 pessoas para trabalhar ou estudar.
O facto das deslocações serem feitas para concelhos vizinhos faz com que a duração média das viagens seja de 22,08 minutos. O mesmo fenómeno repete-se quanto à captação de pessoas desses municípios, que procuram Valongo para trabalhar. Gondomar envia diariamente 2678 pessoas e a Maia 2063. Já do Porto (922), de Gaia (909) e de Matosinhos (741) chega menos gente.
Comboio tem muitos adeptos
Em todo o concelho, o automóvel é o meio preferido. Num município onde não chega o metro, o transporte público mais usado nas deslocações entre localidades vizinhas é o autocarro. Mas para o Porto o comboio ganha vantagem, sendo a cidade de Ermesinde fervorosa adepta deste meio de transporte, muito devido à forte oferta de ligações diárias proporcionadas pelas linhas do Minho e do Douro. Um total de 1258 pessoas não trocam o modo ferroviário, fazendo com que o transporte público no seu conjunto (comboio e autocarros) mais as deslocações em bicicleta ou a pé rivalizem em Ermesinde com o uso do automóvel.
Valongo tem em vigor dois planos estratégicos: o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e o Plano Municipal de Acessibilidade para todos, tendo em vista a melhoria da sinalização sonora e luminosa nos semáforos e das condições de paragem nas linhas BUS, a criação de mais zonas de estacionamento e a implementação de ações de urbanismo tático, garantindo mais espaço público para os peões em detrimento dos carros.
Desenvolveu-se ainda a Via do Peregrino para garantir uma circulação com segurança aos fiéis que se deslocam ao Santuário de Santa Rita e a reformulação dos túneis de Águas Santas (Maia) na A4 trouxe maior fluidez às ligações rodoviárias ao Porto.
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Gondomar e Maia
O comboio é um dos modos usados pelos residentes em Valongo nas pequenas deslocações para os concelhos vizinhos. Assim, para Gondomar (Rio Tinto) seguem diariamente 104 pessoas e para a Maia (Águas Santas) 70.
Entre freguesias
A mobilidade interna no concelho de Valongo é feita essencialmente através de meios suaves. Andar a pé é o modo preferido dos valonguenses nas pequenas distâncias: um total de 6470 deslocações diárias, num universo de 16 068. Mas também há quem prefira utilizar a bicicleta (67 pessoas) e o motociclo (143) para essas viagens.