Foi lançado questionário a investigadores para averiguar que recursos têm de ficar disponíveis durante o encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto. A comunidade já tinha demonstrado preocupação, tendo lançado uma petição pública.
Corpo do artigo
Para perceber as necessidades dos investigadores que utilizam as bibliotecas do Porto, o Município lançou um questionário que se mantém aberto até dia 15 de setembro. Isto para que, durante o fecho temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), seja mantida "uma atividade relevante aberta à comunidade" e, ao mesmo tempo, existam contributos para desenvolver o plano de modernização e reforço das restantes bibliotecas.
Recorde-se que vários investigadores já demonstraram a sua preocupação com o encerramento da BPMP, pelo eventual "impedimento que poderá provocar no seu trabalho de investigação", tendo até lançado uma petição pública. "O cronograma do plano de medidas e do encerramento temporário para obras de reabilitação e ampliação está a ser trabalhado para posterior divulgação pública", avança o Município. Jorge Sobrado, diretor da BPMP, disse à Lusa que o processo de empacotamento foi suspenso, já que o plano "salvaguarda a acessibilidade a um conjunto de fundos".
O inquérito lançado, que se mantém aberto até 15 de setembro no site das bibliotecas, incide por isso, nos interesses de investigação, com o objetivo de acautelar a disponibilidade de recursos bibliográficos. "Para além da identificação do investigador, são pedidas informações sobre a investigação em curso, nomeadamente as temáticas dos trabalhos de investigação e os títulos de obras, monografias ou periódicos (imprensa) de interesse". Haverá ainda uma "linha azul", com equipa e atendimento dedicados, acrescenta.
De acordo com a Autarquia, esta iniciativa faz parte de um pacote de 15 medidas precisamente para "colmatar ou compensar os principais condicionamentos do fecho temporário da Biblioteca Pública". Dentro dessas medidas, prevê-se ainda que, a partir de outubro, o horário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett seja alargado, estando aberta das 9 horas às 21 horas, de segunda-feira a sábado.
Periódicos históricos
De acordo com a Autarquia, "será disponibilizado o fundo de periódicos históricos do Porto (Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, O Portuense, a Gazeta Literária do Porto e o Periódico dos Pobres do Porto, entre outros) para trabalhos de investigação, noutras instalações, até à concretização de outras respostas".