A Câmara do Porto está a desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, com o objetivo de "definir estratégias para uma forma cada vez melhor de deslocação na cidade". Atualmente, está em curso a realização de inquéritos à população.
Corpo do artigo
As questões estão disponíveia online e ajudarão "a caraterizar os padrões de mobilidade" na cidade. "Reconhecendo como é fundamental compreender os hábitos e as necessidades de deslocação da população para a definição do plano, o preenchimento do inquérito permitirá, igualmente, conhecer melhor as motivações e opiniões sobre o estado atual da mobilidade no Porto", diz a Câmara.
"Com base nos dados recolhidos, será desenvolvido um plano de ação que incluirá medidas para melhorar os modos ativos, o transporte público, logística urbana, a circulação automóvel e o estacionamento. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade do Porto definirá a estratégia para transformar o sistema de mobilidade, tornando-o mais eficiente, sustentável e adaptado às necessidades de todos", acrescenta.
A elaboração do plano, que será apresentado publicamente no próximo ano, definindo a estratégia para a redefinição do sistema de mobilidade da cidade, foi adjudicado à empresa OPT.
"A melhoria da eficiência do sistema de mobilidade, promovendo uma transferência gradual para modos mais sustentáveis, em termos ambientais, económicos e sociais", são os objetivos centrais do plano.