O Porto Pride, evento LGBTI+, volta ao Porto e a Matosinhos entre sexta-feira e domingo. Nos dois primeiros dias, o Parque da Pasteleira, no Porto, recebe vários artistas. O último dia será dedicado a conferências, no Mar Shopping, em Matosinhos. A iniciativa insere-se nas celebrações do mês do orgulho LGBTI+.
Corpo do artigo
Favela Lacroix, Titica, DJ Pam, DJ Raul Mata, DJ Luís Marques, Lilly Prozac, Victoria Kox e Agatha Top são alguns dos nomes que vão atuar no Parque da Pasteleira, nos dias 7 e 8.
No dia 9, decorrerão conferências sobre questões importantes para o movimento LGBTI+, no centro comercial Mar Shopping Matosinhos (MAR Lounge, piso 1), em Leça da Palmeira. Segundo a organização, este ano o Porto Pride assenta em três pilares de debate: ativismo, empresas e política.
A iniciativa procura trazer especialistas, ativistas e políticos para debater temas importantes para o movimento. Cada conferência terá uma duração de 45 minutos e está prevista a discussão de tópicos como: "A evolução do ativismo" e "A influência das redes sociais na vida LGBTI+". A sessão de abertura começa às 15.30 horas. O encerramento do debate está previsto para as 19 horas.
A entrada nos espetáculos do Parque da Pasteleira e nas conferências é gratuita e livre para todos os interessados.
"O Porto Pride não tem recebido apoio financeiro suficiente de entidades públicas, e vê-se na necessidade de lançar uma campanha de 'crowdfunding' com o intuito de angariar fundos para que continue a ser um evento gratuito, livre e comunitário", assinala a organização.