Meio ano depois da Polícia Municipal do Porto ter começado a fiscalizar as trotinetas que andam na cidade, o número de infrações têm vindo a diminuir.
Corpo do artigo
"Se, no pós-pandemia, quando começou a haver uma utilização mais massiva das trotinetas, registávamos mais infrações e mais denúncias por parte dos muncípies, desde que começamos estas ações de fiscalização [em dezembro], notamos um decréscimo do número de infrações", confirmou ao JN a subcomissária Daniela Fernandes, não especificando números.
Se por um lado há menos infrações "ao nível do estacionamento por parte dos utilizadores", por outro "há uma preocupação crescente por parte dos operadores em regularizar todas as situações irregulares", acrescentou.
É que as multas oscilam entre os 30 e os 88 euros e, contas feitas, na maioria dos casos, quem as tem pago são as operadoras. Os utilizadores só pagam a coima caso sejam apanhados em flagrante a transgredir.
Fiscalizações focadas em zonas turísticas
Para a Polícia Municipal, "a preocupação principal é garantir a segurança dos utilizadores da via", nomeadamente "os peões", salientou Daniela Fernandes, explicando que, por isso, muitas das fiscalizações têm-se focado em zonas "de maior incidência de turismo", como a Baixa da cidade. Ainda assim ressalva: "No Município do Porto foram criados 200 pontos de partilha com capacidade para 2700 trotinetas".
O local da primeira ação de fiscalização, nesta segunda-feira, seria a Rua de Mouzinho da Silveira, mas a falta de infrações levou a uma mudança de planos da equipa da Polícia Municipal.
Pelo caminho, houve conhecimento de "uma denúncia" que foi verificada 'in loco'. Na Rua da Constituição, um condutor que está habituado a usar um lugar de estacionamento de deficiente não conseguiu parar. No lugar estavam nove trotinetas estacionadas e outra no passeio. Acabaram todas recolhidas e levadas para o Silo Auto, local onde as operadoras as têm de levantar, depois do pagamento da coima.
A subcomissária Daniela Fernandes reforçou, orgulhosa, que as ações da Polícia Municipal têm "surtido efeito" e concluiu: "Agora a cidade já acorda arrumada".