O Porto foi distinguido como a cidade que tem a melhor rede 5G da Europa. Este reconhecimento partiu da MedUX, plataforma que mede e analisa a qualidade e experiência das redes fixas e móveis, que também incluiu Estocolmo nesta categoria.
Corpo do artigo
Lisboa foi igualmente alvo de destaque neste prestigiado relatório, tendo recebido o segundo prémio mais importante pela fiabilidade da sua rede 5G, alcançando 99,6% de sessões de internet bem-sucedidas.
Aliás, estas duas cidades portuguesas também se destacaram na velocidade de download de 5G, sendo Lisboa a cidade com maior velocidade na Europa, com 1,9 Gbps (Gigabits por segundo).
O êxito destas cidades faz com que Portugal seja distinguido nesta categoria pelo terceiro ano consecutivo, liderando o panorama das telecomunicações europeias. Prova deste sucesso é que, segundo a ANACOM, no final de 2024 todos os 308 concelhos portugueses tinham, pelo menos, uma estação de base 5G, estando 94,8% dos lares cobertos por redes de alta velocidade.
Pedro Mota Soares, secretário-geral da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL), mostrou-se radiante pelos resultados obtidos, que garante serem fruto de um forte investimento nas telecomunicações.
"O reconhecimento de Portugal, que muito nos orgulha, reflete o compromisso e o investimento contínuo dos operadores de comunicações eletrónicas. Nos últimos oito anos, os operadores investiram dez mil milhões de euros, com o ritmo de investimento a aumentar para 1,6 mil milhões por ano desde 2022. Graças a esse esforço constante, conseguimos alcançar uma cobertura de 98,1% da população com 5G, garantindo que as nossas redes estão entre as melhores da Europa", explicou.
Agora, segue-se a entrega dos prémios, em Barcelona, na Mobile World Congress (MWC), feira anual dedicada ao setor das comunicações móveis.