Porto vai ter voos diretos para aeroporto John F. Kennedy em Nova Iorque a partir de 2026
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai passar a ter voos diretos para o aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, a partir de 2026.
Corpo do artigo
A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luis Pedro Martins, em Viana do Castelo, à margem da cerimónia de assinatura de contratos para sete projetos financiados no âmbito da Linha + Interior Turismo, no montante de mais de cinco milhões de euros.
O presidente do TPNP referiu que "o turismo dos EUA está de facto a crescer no país, não da mesma forma em todas as regiões", sendo que na região do Porto e Norte "é já o segundo mercado". "O primeiro é a Espanha, são os nossos vizinhos, mas termos logo como segundo mercado, um de longa distância e de alto poder de compra é fantástico e é sempre bom ter memória e recordar que em 2019, este mercado estava em sexta ou sétima posição", indicou, defendendo que este crescimento resulta das "muitas ações de promoção externa, com a agencia de promoção externa da região do Porto e Norte".
"Fizemos um investimento grande, a contratação de uma "global sail" a trabalhar 365 dias nos EUA, depois corremos as duas costas, a oeste e a leste, fizemos muitos roadshows, farm trips, press trips e também ações inversas aqui no território, trazendo cá operadores", disse, enaltecendo também "o esforço das companhias aéreas" neste contexto.
"Estamos a aumentar constantemente a conectividade com esse continente [EUA]. Ainda não é público, mas já adianto um bocadinho: estamos a fechar com a Delta Air Lines, tendo já assegurado rota direta de Nova Iorque, do aeroporto que nos interessava, do JFK para o Porto, fechada já a partir de 2026. E queremos que aconteça o mesmo, vamos tentar, a partir de 2025", declarou, adiantando ainda que também "há uma grande expectativa em relação à TAP, porque termina agora o período do plano de reestruturação que impedia novas slots e nova aquisição de aeronaves". "Essa data era 2025, nós tínhamos uma promessa por parte do CEO Luis Rodrigues que iríamos ter boas novidades. E estamos na expectativa de as receber a qualquer momento", rematou.
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, também destacou o forte crescimento que o turismo dos EUA está a ter em Portugal. "Estamos a reforçar a nossa posição em mercados como é o caso dos Estados Unidos. Percebemos todos que, de facto, é um mercado que muito cresceu e estamos na expectativa que volte a crescer, sobretudo, reforçando aqui algumas conectividades em 2025 e anos seguintes", declarou. "Estive na Ericeira há dois dias e o primeiro mercado em algumas unidades hoteleiras é o mercado americano e ontem estive em Almodôvar e no Alqueva e um dos primeiros mercados que hoje mais chega é o americano".
Pedro Machado sublinhou a importância deste mercado que "está a crescer e tem um poder aquisitivo elevado", juntamente com o México, a Argentina e a Austrália, para "a indústria do turismo" em Portugal.