Com a chegada do verão e das noites quentes, diversos espaços públicos do Porto recebem o ciclo de cinema itinerante organizado pela Câmara e pela Fundação Inatel. A primeira sessão do Cinema Fora do Sítio é no dia 26 de julho, na Alameda das Fontainhas.
Corpo do artigo
A iniciativa celebra 25 anos e volta a combinar géneros cinematográficos para várias idades e gostos, que se espalham pelas praças, largos e jardins da cidade. Neste ano serão exibidos 11 sucessos de bilheteira. As sextas-feiras contam com uma oferta mais variada e os sábados serão dedicados às famílias, com filmes de animação dobrados em português. As sessões ao ar livre são gratuitas e prolongam-se até 31 de agosto, sempre às 22 horas. Cada sessão conta com 500 lugares que serão ocupados por ordem de chegada a partir das 21.30. Em caso de condições climáticas adversas, os locais poderão ser alterados.
No dia 26 de julho, a Alameda das Fontainhas recebe uma homenagem ao realizador António-Pedro Vasconcelos, com o seu filme emblemático "Jaime". O mês de agosto começa com a exibição do filme "Furiosa: Uma Saga Mad Max", no dia 2, na Praça de D. João I. A saga "O Panda do Kung Fu 4" pode ser vista no dia 3, no Largo da Estação, em Campanhã.
Os dias 9 e 10 agosto ficam reservados para duas comédias. Na sexta-feira, no jardim do Instituto Pernambuco Porto, localizado em frente ao Teatro do Campo Alegre, estará em exibição a comédia romântica "Todos Menos Tu". No sábado, nos Jardins do Palácio de Cristal será possível ver a ação animada "A Arca de Noé - A Aventura".
Na sexta-feira dia 16, a tela instalada no Jardim de Sobreiras, junto à Foz do Douro, exibirá o filme "Guerra Civil". No dia seguinte, o Parque da Pasteleira recebe "Dragonkeeper - Ping e o Dragão".
O terror também terá espaço, no dia 23, com a película "Imaculada" no Quartel de Monte Pedral. Para desanuviar, no dia 24 é "Garfield" a passar na Quinta do Covelo.
A encerrar o ciclo, o Largo do Amor de Perdição terá em exibição, no dia 30, o filme "Revolução (Sem) Sangue", longa-metragem portuguesa lançada para comemorar os 50 anos do 25 de abril, e o Jardim Sarah Afonso vai ter, no dia 31, "Gru - O Maldisposto 4".