Portugal de Lés-a-Lés arrancou de Penafiel com passeio de abertura de 70 quilómetros
A 27.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés arrancou, este sábado, de Penafiel, com um passeio de abertura de 70 quilómetros pela região. Entre visitas gastronómicas, as centenas de motas deram o pontapé de saída para a viagem, que só termina em Faro. Pelo meio, há duas paragens: uma em Alcobaça e outra em Portalegre.
Corpo do artigo
O encontro, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, já conta com quase 30 anos e é a "festa do motociclismo nacional". A segunda maior edição de sempre começou com um passeio de abertura no Norte de Portugal, com 70 quilómetros e com partida de Penafiel. "A festa foi linda, pá! Aliás, mais do que simples festim, foi um verdadeiro festival o arranque do 27.º Portugal de Lés-a-Lés, mostrando muitos pontos de interesse do concelho de Penafiel por entre sorrisos e pândega, farra e banquete", afirmou a organização do Lés-a-Lés.
O passeio de abertura atravessou Rans, desceu o Douro pela N309 e N106, com paragens no cais de Entre-os-Rios, e passou pela N108, que liga o Porto à Régua. Do ponto mais distante do passeio, o regresso a Penafiel aconteceu pela Serra da Boneca. As centenas de participantes pararam, ainda, em vários pontos para aproveitar as surpresas gastronómicas da região.
Um dia "em cheio", que preparou os participantes para uma das maiores etapas do Lés-a-Lés. Na madrugada deste domingo, as motas voltam a aquecer e só param em Alcobaça, numa viagem de 426 quilómetros e mais de 12 horas de condução. Depois segue-se uma viagem até Portalegre e outra até Faro, a última paragem, onde chegam na terça-feira.