Obras na entrada e nas praças centrais são a primeira fase de uma intervenção de fundo que vai abranger os pavilhões e a criação de novos espaços.
Corpo do artigo
Depois de sete meses encerrado, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, volta a abrir portas hoje. O espaço sofreu intervenções de melhoramento e embelezamento e deverá, até 2023, ter novos espaços, inspirados em obras da arquitetura moderna.
"Esta intervenção assentou, sobretudo, na preservação de árvores de grande porte, na criação de uma cobertura na entrada e na plantação de espécies autóctones de cada região junto às casas que elas representam. A partir de julho vamos intervir em cada pavilhão, introduzindo também novos conteúdos programáticos", adianta, ao JN, a presidente da Fundação Bissaya Barreto, gestora do parque, Patrícia Viegas Nascimento.
As casas também foram intervencionadas, tendo sido pintadas e tendo havido substituições de janelas e telhados, sempre respeitando a estrutura original.
Durante as obras nos pavilhões, o Portugal dos Pequenitos vai manter-se aberto, sendo os espaços encerrados à vez enquanto são intervencionados.
"Já tínhamos previsto encerrar neste período. Com o confinamento acabámos por aproveitar a oportunidade para fazer estas intervenções iniciais", sublinha Patrícia Nascimento.
Quanto à construção de novos espaços, a presidente da Fundação Bissaya Barreto revela que será submetido o projeto à Câmara Municipal de Coimbra durante o último trimestre do ano, não divulgando, no entanto, quais serão os edifícios recriados.
"Serão espaços de arquitetura contemporânea", afirma. Os novos locais deverão estar prontos a ser visitados no início de 2023. "Depois da aprovação por parte da Câmara Municipal de Coimbra, será lançado o concurso e estamos a prever que a fase de construção dure cerca de um ano", estima Patrícia Nascimento.
Exposição e pormenores
Na reabertura, o Portugal dos Pequenitos terá uma exposição em que se centra nos pormenores arquitetónicos do parque, alguns que não são detetados à primeira.
"Através de um pequeno "quiz" para as famílias, vamos chamar a atenção para alguns pormenores do espaço, como gárgulas ou outro tipo de construções que não se notam a um primeiro olhar", salienta.
A exposição e os respetivos jogos estarão em funcionamento até outubro.
Novidade
Sistema QR Code dá informações didáticas
Outra das novidades do renovado Portugal dos Pequenitos passa pela introdução de um código QR na entrada de cada edifício. Através deste código, o visitante do parque acede à explicação das estruturas numa aplicação móvel dedicada ao parque temático. "Na aplicação está a descrição dos espaços", aponta Patrícia Viegas Nascimento. Até ao final do ano, também será construída uma cafetaria, no Pavilhão da Marinha.