Portugal recebe pela primeira vez Congresso Mundial de Saúde Mental. Vai ser em Barcelos

Com mais de sete décadas de existência, este congresso reúne especialistas, académicos e profissionais de saúde de todo o Mundo
Foto: Arquivo
Barcelos vai ser, pela primeira vez, palco do Congresso Mundial de Saúde Mental, cuja 30.ª edição se realiza entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.
O evento, de dimensão internacional, é organizado pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Com mais de sete décadas de existência, este congresso de referência reúne especialistas, académicos e profissionais de saúde de todo o Mundo para debater o tema "Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade". Durante três dias, o Auditório Municipal de Barcelos acolherá mais de 160 comunicações e sete workshops, num programa que conta com cerca de 650 participantes de diferentes nacionalidades.
Um dos momentos altos do encontro será a criação oficial da Rede Europeia de Saúde Mental, numa cerimónia que decorrerá a 30 de outubro, logo após a sessão de abertura do congresso, marcada para as 9 horas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, "a escolha de Barcelos para acolher o Congresso Mundial de Saúde Mental e a constituição da Rede Europeia de Saúde Mental é, simultaneamente, uma responsabilidade sem paralelo e um reconhecimento da tradição secular do nosso município nesta área". O autarca destacou ainda que Barcelos "ostenta, até 2026, o estatuto de Capital Mundial da Saúde Mental" e que o município implementou "a primeira Rede Municipal de Saúde Mental em Portugal, com cerca de 70 instituições envolvidas".
Atualmente presidida pelo psiquiatra japonês Tsuyoshi Akiyama, a WFMH foi criada em 1948 para promover a saúde mental, prevenir perturbações mentais e fomentar o acesso a cuidados adequados. Desde a sua fundação, o congresso já passou por 21 cidades de 20 países, chegando agora a Portugal, com Barcelos a tornar-se a sétima cidade europeia a receber o prestigiado evento.

