João Pombinho vai fazer a prova de ultraciclismo mais difícil nesta modalidade para angariar dinheiro para os doentes do IPO de Lisboa. São 4480 quilómetros, em 12 dias, pelos Estados Unidos, entre desertos e montanhas. Realiza-se entre 13 e 25 de junho.
Corpo do artigo
João Pombinho, 40 anos, vai participar na Race Across América tornando-se o primeiro atleta português a fazer esta travessia pelos Estados Unidos da América na categoria a solo. A prova é considerada a mais árdua do mundo desta modalidade desportiva. "Passa por dois desertos e três cadeias montanhosas. Há inundações, há dois anos estiveram 52 graus no deserto, dorme-se pouco, tem-se alucinações. A prova tem uma taxa de fatalidade de 1%, que é altíssima tendo em conta o número de participantes, que são 20", diz ao JN o triatleta para o qual desistir não é uma hipótese.
"Já arranquei pedais e acabei provas a pedalar só com uma perna, já fui ao hospital às urgências e voltei para acabar a prova duas vezes. Nunca deixei uma por acabar. Se começo, acabo. Mas há pessoas que só fazem isto, treinam cinco anos para estas provas, são ultra-atletas profissionais, e eu estou muito longe disso", conta o também funcionário numa empresa de telecomunicações e professor universitário. Neste desafio, há ainda uma motivação diferente: o objetivo solidário de angariar dinheiro para o IPO.
"Desde o primeiro metro, vamos estar a angariar fundos para o IPO. Todos temos pessoas próximas que morreram de doença oncológica, amigas minhas faleceram no último ano. É uma das organizações que também acho que está mais capaz de receber apoios porque tem várias formas de agir, através da investigação e na capacitação dos meios que precisa para prestar bons cuidados de saúde", explica, acrescentando que os doentes oncológicos serão "uma fonte de motivação".
"Quando estivermos todos arrebentados, com duas horas de sono em cima, vamos lembrar-nos que somos uns privilegiados por termos saúde. E vamos ultrapassar muitas dificuldades ao pensarmos em quem tem dificuldades ainda maiores. Se há alguma coisa que podemos fazer de inspirador é, com esta liberdade, fazermos por quem não pode fazer", diz o atleta, que vai levar sete amigos e irá pedalar na bicicleta com que fez o primeiro triatlo e lhe foi oferecida pelo pai que já faleceu. "Será uma prova muito especial".
A prova de ultraciclismo atravessa os Estados Unidos de costa a costa, entre Maryland e a Califórnia e, ao longo de 12 dias, de 13 a 25 de junho. A partir de 10 de junho, através da plataforma digital GoFundMe, arranca a angariação de donativos a favor dos doentes do IPO Lisboa.