Portugueses e espanhóis unem-se para recuperar património industrial e criar rota
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM) quer fazer o inventário de todo o património ligado ao turismo industrial, como as antigas minas de volfrâmio de Argozelo, em Vimioso, onde esta terça-feira foi apresentado o projeto IN_GENIOS_DUERO_DOURO, que envolve entidades portuguesas e espanholas.
Corpo do artigo
Em causa está um investimento total de 1,5 milhões de euros, com financiamento do Interreg, para operacionalizar uma cooperação transfronteiriça entre as Terras de Trás-os-Montes e Castela e Leão, assente na valorização do património industrial e cultural do território transfronteiriço da zona do rio Douro.
O objetivo é lançar as bases para a criação de um novo produto turístico centrado nos valores e bens industriais desta região de fronteira. "Estamos aqui no centro interpretativo das Minas de Argozelo, mas queremos fazer outros levantamentos para recuperar outros espaços e torna-los visitáveis no sentido de ter uma rota entre Portugal e Espanha do património ligado ao turismo industrial, não só o aspecto material, mas também humano, nomeadamente as vivências e os testemunhos das pessoas da região que tem histórias para contar" explicou o presidente da CIM, Jorge Fidalgo.
A recuperação da memória do antigo complexo agro-industrial do Cachão, em Mirandela, é um dos equipamentos que vai integrar o projeto, bem como locais onde antigamente se produzia seda natural, que se fazia em Bragança e Macedo de Cavaleiros.
O IN_GENIOS_DUERO_DOURO surge no âmbito da estratégia transfronteiriça para a promoção de um turismo sustentável de base identitária, contribuindo para diversificar a oferta turística, combater a sazonalidade e promover o desenvolvimento económico.
Este projeto vai permitir revitalizar e promover o património industrial e cultural, dos dois lados da fronteira, através do desenvolvimento de experiências turísticas únicas e autênticas. A ideia passa também por impulsionar o envolvimento e participação dos agentes locais, prevendo-se um impacto significativo no desenvolvimento e afirmação do turismo industrial.