Os cinco pescadores portugueses que seguiam a bordo do navio Gure Uxuna, que esta sexta-feira à tarde naufragou ao largo das Astúrias, em Espanha, são das Caxinas, em Vila do Conde.
Corpo do artigo
Os cinco homens das Caxinas que seguiam a bordo do atuneiro com sete espanhóis encontram-se bem, depois de terem sido resgatados por dois helicópteros das autoridades de socorro marítimo do país vizinho.
5646816
Encontram-se "todos bem de saúde", afirmou à agência Lusa o Cônsul de Léon. "Apresentavam sintomas de hipotermia e estão no hospital apenas por precaução", afirmou Eduardo Pereira.
O regresso a casa está previsto para este sábado.
Os serviços de Salvamento Marítimo de Gijon informaram que todos os tripulantes do barco, construído em 1997, foram resgatados por dois helicópteros e apresentam sintomas de hipotermia.
827612911245856768
Sete dos tripulantes foram transportados para o porto de El Musel, nas Astúrias, e os outros cinco para o porto de Viveiro, na Galiza.
Imagens cedidas pelo jornal espanhol El Comercio.
O proprietário da embarcação, natural de Santander, disse que entre a tripulação há "vários portugueses e galegos", sem outros pormenores.
O barco, um atuneiro, naufragou esta sexta-feira à tarde a cerca de 50 milhas a norte da costa de Navía, nas Astúrias.
Após o pedido de socorro, as autoridades enviaram para a zona três helicópteros e três embarcações de salvamento. Quando os meios chegaram ao local, encontraram os tripulantes em botes salva-vidas, segundo fontes dos serviços de emergência citadas pela agência Europa Press.
827615145530626048