O novo posto testes ao Covid-19, instalado no parque de estacionamento do Espaço Mais Grijó, em Gaia, está em funcionamento desde esta quinta-feira de manhã.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que, neste momento, "é preciso apostar fortemente no rastreio" porque "já se percebeu que o isolamento social não foi suficente".
O espaço de testagem está montado na Rua Fonte Branca, em Grijó e está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Só atende pacientes com a devida prescrição médica, explicou o autarca. "Todos podem vir aqui desde que estejam referenciadas pela Autoridade Regional de Saúde (ARS) e tem que haver referenciação médica."
11944268
O rastreio é, agora, o passo mais eficaz na resposta à pandemia, acredita Eduardo Vítor Rodrigues. "Disponibilizamos este espaço, em articulação com a administração do Espaço Mais Grijó, para podermos ter um ponto de rastreio porque acho que já se percebeu que o isolamento social neste momento já não é suficiente. Vamos ter necessidade de começar a testar cada uma das pessoas".
Para o concelho, o principal objetivo é que, "com este centro, a ARS possa desanuviar o hospital de Gaia e os outros, como o da Feira que também vai reportar aqui", adiantou ao JN o autarca.
Haverá ainda um segundo espaço numa zona mais central da cidade. O segundo posto será instalado na Rua 14 de Outubro, em frente à PSP, nas imediações da Avenida da República, e entrará em funcionamento na próxima sexta-feira, entre as 8 horas e as 18.30 horas.
"Temos um concelho brutalmente grande temos um foco a sul do concelho, não nos podemos esquecer disso. Admito que teremos no posto de teste pessoas de Gondomar, Gaia e tudo o que está a sul", acrescentou. "Se eu pudesse decidir alguma coisa era rastrear toda gente de uma forma relativamente transversal porque não vejo outra alternativa, tal como fez a Coreia do Sul."