
Pratos emblemáticos vão ser feitos em potes de ferro ao lume
Foto: Direitos reservados
A aldeia de Soutosa, em Moimenta da Beira, volta a assumir o papel de guardiã das tradições beirãs ao receber, no próximo fim de semana, a 8ª edição do "Serranias - Festival de Sabores e Tradições", um dos eventos mais identitários das terras de Aquilino Ribeiro.
Durante dois dias, a aldeia transforma-se numa recriação viva das antigas comunidades serranas: gastronomia feita lentamente em potes de ferro, rituais que resistem ao tempo - como o magusto, a matança do porco ou os bailes de inverno - e um ambiente que convida a uma verdadeira viagem sensorial ao quotidiano beirão.
No sábado, as atenções concentram-se na matança do porco, que começa logo às 8 horas, e nas refeições tradicionais que dela nascem, com a confeção ao vivo de pratos emblemáticos como sarrabulho, torresmos com batata cozida, papas de relão, açorda de bacalhau e a habitual maçã de Moimenta da Beira.
Ao final da tarde tem lugar o magusto tradicional com jeropiga, seguindo-se a ceia da desmancha e o jantar típico com ossos da suã, entrecosto e batata cozida, preparados à moda antiga.
No domingo, o certame abre com a receção aos visitantes e a presença especial do Chef Fábio Bernardino, "que se junta ao ambiente rural para interpretar os sabores serranos com o equilíbrio entre tradição e criatividade que caracteriza o seu trabalho", refere a organização, a cargo da União das Freguesias de Peva e Segões, Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões e pela Casa Nossa, contando com o apoio da Câmara. O almoço típico da época inclui arroz de sanchas (míscaros), feijoada típica e arroz doce, um trio de receitas enraizadas nas tradições gastronómicas do outono.
Além destes momentos e refeições preparados pelas associações envolvidas na organização, haverá venda de produtos locais, desde pão, mel, maçã, queijos e fumeiro, num mercado que reúne o melhor da produção local. A música dá o tom descontraído do festival, com atuações da Orquestra CemNotas (Concertinas), de Borguinha de Braga & Naty Vieira e do Grupo Diatónicos.

