Póvoa de Lanhoso é finalista do prémio “Capitais Europeias da Inclusão e Diversidade”
Póvoa de Lanhoso é uma das 15 finalistas da terceira edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, depois de ser selecionada entre 70 candidaturas de 13 países.
Corpo do artigo
Os finalistas são oriundos da Croácia, Itália, Grécia, Polónia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Portugal.
As candidaturas pré-selecionadas serão agora submetidas a outra avaliação para determinar as vencedoras dos prémios ouro, prata e bronze nas três categorias: “Autarquias locais com mais de 50 mil habitantes”; “Autarquias locais com menos de 50 mil habitantes”; e “As autoridades locais que permitem vilas, cidades e regiões seguras para as mulheres em toda a sua diversidade, combatendo a violência contra as mulheres”.
Os vencedores serão anunciados pela comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, no dia 25 de abril de 2024, em Bruxelas.
Este concurso abrange iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em termos de sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e igualdade LGBTQIAP+, bem como a interseccionalidade.
Em 2023, as cidades vencedoras foram: Colónia, na Alemanha, na categoria destinada a cidades com mais de 50 mil habitantes; Koprivnica, na Croácia, no prémio destinado a cidades mais pequenas; e a região da Andaluzia, em Espanha, especificamente pelo seu plano integral para a inclusão da comunidade cigana. No ano passado, a cidade do Fundão alcançou um prémio bronze, na categoria de cidades com menos de 50 mil habitantes, pelos seus esforços para a inclusão de cidadãos migrantes.