As Festas de São José, na Póvoa de Lanhoso, arrancam esta sexta-feira e prolongam-se até dia 23, com uma vasta programação religiosa e cultural.
Corpo do artigo
Ana Moura, Quatro e Meia e Papillon são os cabeças de cartaz de um programa que também inclui artistas do concelho, bandas de música e ranchos folclóricos. A Majestosa Procissão de São José, com os seus 34 andores, ponto alto das celebrações religiosas, acontecerá no dia 19.
As Festas de São José, na Póvoa de Lanhoso, são a primeira grande romaria de cada ano, no Minho. O presidente da Câmara, Frederico Castro, quer que, em 2025, “sejam as melhores festas de São José de sempre”. O cartaz dos concertos conta com Ana Moura, no dia 15, às 23 horas, Os Quatro e Meia, dia 18, è mesma hora e Papillon, no dia 22, às 23 horas e 45 minutos.
As festas povoenses juntam sagrado e profano: no dia 16, sai o Cortejo Etnográfico; e no dia 19, realiza-se a Majestosa Procissão em honra do santo que dá o nome às festividades, com 34 andores, representando as 29 paróquias do arcebispado. Todos os dias, haverá espetáculos de artistas locais e atuações de bandas de música e ranchos folclóricos.
Provar o cabrito
Nos dias 15, 16 e 19 (dia de São José) decorrerá o fim de semana gastronómico, onde se destacarão o Cabrito à São José e as Rochas do Pilar (iguaria feita de gemas de ovos cujo nome remete para a geologia da região). Além de poderem saborear estes e outros pratos típicos, nos restaurantes aderentes, os visitantes podem usufruir de um desconto de 10% em vários estabelecimentos hoteleiros que se associaram à iniciativa.
O cartaz do evento deste ano é uma readaptação do das festas de 2020, que não se realizaram por causa da pandemia.