A Câmara da Póvoa de Varzim quer investir quase 30 milhões de euros em obras de fundo nas EB 2,3 Cego do Maio, Campo Aberto e S. Pedro de Rates. O presidente da autarquia, Aires Pereira, diz que os projetos estão praticamente prontos e as candidaturas serão apresentadas até ao próximo dia 29.
Corpo do artigo
“Estamos a concluir os projetos. Falamos de um investimento que se aproxima dos 30 milhões de euros. Não é só renovar as janelas e as portas. Estamos a fazer a escola do século XXI para as nossas necessidades educativas, em projetos que estão a ser feitos em parceria com as escolas e as associações de pais”, referiu.
Aires Pereira respondeu, assim, a João Martins, da CDU, que, na última assembleia municipal, reclamou a revisão da Carta Educativa da Póvoa de Varzim que, elaborada em 2007, nunca sofreu qualquer atualização.
“É um instrumento fundamental para que a autarquia possa gerir os meios e direcionar os investimentos. Já passaram 17 anos. Está totalmente obsoleto”, frisou o comunista, criticando as medidas “à la carte” que têm vindo a ser tomadas, “sem qualquer planeamento estratégico”.
“Mais do que um documento, importante é a prática. O que é preciso é gente que tome decisões e que faça as coisas andar para a frente”, respondeu o presidente da Câmara da Póvoa.
Quanto às três escolas, Aires Pereira disse que o objetivo é concluir a renovação de todos os estabelecimentos escolares dos 2.º e 3.º ciclos, depois das obras na EB 2,3 de Aver-o-Mar, inauguradas em 2020 e orçadas em 3,7 milhões de euros, e na EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves, concluídas no final de 2021, num investimento de 4,7 milhões de euros.
O propósito é candidatar as empreitadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que acaba de abrir um aviso de mais de 400 milhões de euros, destinados à renovação do parque escolar.
Quanto à atualização da Carta Educativa, esclareceu o vereador da Educação, Luís Diamantino, já foi constituído um grupo de trabalho e a revisão está em curso. Deverá estar concluída em junho.
Novas creches
No próximo ano letivo serão abertas mais três salas de aulas nas escolas do 1.º ciclo da Póvoa de Varzim, todas na freguesia de Aver-o-Mar. Haverá mais duas salas na EB1 de Refojos e uma na EB1 de Agro Velho.
Na cidade, abrirão, já em setembro, três salas de creche e duas de jardim-de-infância no antigo edifício da Obra de Santa Zita. Haverá ainda mais uma sala no Jardim-de-Infância da Cruz, em Balazar.