A partir de agosto, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai cobrar uma taxa de acesso, no valor de um euro, aos frequentadores-condutores que têm como destino o estacionamento da Praia da Ribeira na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.
Corpo do artigo
Trata-se de uma medida para controlar a pressão sobre os ecossistemas e a sua integridade ecológica, segundo o município, e, ao mesmo tempo, promover maior segurança e criar uma maior consciência de sustentabilidade ambiental.
“É um valor simbólico, de um euro, que pretende sensibilizar os utilizadores para esta nossa preocupação. Vamos avançar gradualmente e iniciar a cobrança pela estância mais frequentada e que, amiúde, fica com os acessos congestionados. A praia da Fraga da Pegada ficará para a fase posterior. Foi uma decisão que tivemos de tomar, a bem de todos. Com esta taxa de acesso estaremos a ajudar a custear a manutenção dos espaços, a promover o ordenamento rodoviário mais cómodo e seguro, e a incutir uma maior consciência de sustentabilidade ambiental”, referiu o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.
A Paisagem Protegida do Azibo faz parte da Rede Natura 2000 e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.
Para o autarca, trata-se de uma “medida urgente e que se impunha”. Inclusive porque estão na calha “melhorias dos espaços em questão”.
Uma grande parte dos visitantes, nacionais e estrangeiros, conhece a Albufeira do Azibo (4897 hectares) sobretudo graças aos atributos das praias da Ribeira e da Fraga da Pegada, ambas estâncias de veraneio de Bandeira Azul e Qualidade de Ouro há vários anos consecutivos.