A praia fluvial do Bostelim, em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, foi hoje evacuada por precaução, na sequência de um incêndio que atinge aquela região desde as 14.50 horas, disse fonte da Câmara local.
Corpo do artigo
O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, explicou à agência Lusa que o facto de várias autocaravanas utilizarem aquele local, poderia criar uma situação de pânico numa eventual necessidade de operações mais intensivas naquele local.
Além disso, disse o autarca, o fumo também contribuiu para a evacuação daquele espaço de lazer.
A estrada nacional 2 (EN2), entre Vila de Rei e Sertã, nas proximidades da Cumeada, está cortada ao trânsito devido ao incêndio.
"Não se passa mesmo. Até há meios operacionais que não conseguem passar", disse.
O vice-presidente disse também que três aldeias estão próximas das chamas e em "perigo", nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.
750 operacionais em ação
Um total de seis incêndios florestais estão hoje à tarde em curso no centro do país, mobilizando um total de 750 operacionais, 196 viaturas e 19 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.
A página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que não dá conta de qualquer ocorrência importante, indica que o distrito com mais meios é o de Castelo Brando, onde lavra um incêndio florestal desde 14:50 no concelho de Vila de Rei e que está a ser combatido por 284 operacionais, apoiados por 84 viaturas e quatro meios aéreos.
No mesmo distrito, na Sertã, um outro fogo florestal, que deflagrou às 14:47, envolve 211 operacionais, 54 viaturas e nove meios aéreos.
No distrito de Viseu, 176 operacionais, 42 viaturas e dois meios aéreos combatem as chamas num incêndio em mato no concelho de Nelas, uma ocorrência que começou às 17:23 e que já se encontra em resolução.
Em Viana do Castelo estão ativos três incêndios com 55 bombeiros, 14 viaturas e uma aeronave.
A ANEPC registava às 18:50 um total 37 incêndios que mobilizam 1.225 operacionais, 337 viaturas e 23 meios aéreos.
Dos 37 fogos, três estão em resolução e 26 em conclusão, estando os restantes em curso.