Cerca de 140 mil turistas são esperados este verão nas cinco praias fluviais de Alqueva, o maior espelho de água da Europa. A perspetiva, diz José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel, é que seja “superada” a procura turística do ano passado.
Corpo do artigo
As praias de Amieira e de Alqueva, situadas no concelho de Portel, têm sido cada vez mais visitadas por turistas portugueses. “É gente do Norte, das zonas mais urbanas, muitas delas caravanistas, para aproveitarem a calma e espaço para as crianças brincarem, sem muitas preocupações com as águas tranquilas do nosso lago de Alqueva”, diz o autarca. “Também há estrangeiros, sobretudo franceses, famílias inteiras, através do caravanismo”, acrescenta.
Já na praia de Monsaraz os estrangeiros são fundamentalmente “franceses, holandeses e americanos”, revela Tiago Kalisvaart, responsável pela concessão, acrescentando: “São turistas que procuram o turismo náutico, o turismo das estrelas”, enquanto os de praia “são essencialmente portugueses, que, em agosto, passam mais tempo nas unidades de alojamento local, ao contrário de junho e julho em que vinham essencialmente ao fim de semana”.