Preço da água desce um terço em cinco concelhos do Planalto Beirão
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão anunciou, esta segunda-feira, uma redução da tarifa da água em 33% para os consumidores domésticos e 14% para os não domésticos. Em média, o corte é de 27,5%, porque cai 80% para beneficiários de tarifa social e 28,5% para municípios e freguesias.
Corpo do artigo
“Estamos a viver um momento histórico com esta redução bastante significativa da tarifa da água nestes cinco municípios”, disse o presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), Leonel Gouveia, que lidera a autarquia de Santa Comba Dão. O nove preçário deve entrar em vigor no final do primeiro semestre, uma vez que falta a aprovação do Tribunal de Contas, apesar de "já existir o parecer positivo da ERSAR", a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, acrescentou, em conferência de imprensa, transmitida pelas redes sociais, e na qual participaram ainda os presidentes das câmaras de Tondela, Carla Antunes Borges, Tábua, Ricardo Cruz, Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz, e Mortágua, Ricardo Pardal.
“Uma fatura de 22,5 euros desce para 15 euros”, num consumo médio de 10 metros cúbicos, “normal nestes concelhos”, explicou Paulo Catalino, presidente da Câmara de Carregal do Sal, um dos cinco municípios da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão. “Estamos a falar de uma redução substancial de 90 euros num ano, numa fatura doméstica”, contabilizou, em declarações ao JN.