Casa onde viveu Gomes Teixeira, matemático e primeiro reitor da Universidade do Porto, está no mercado por 1,4 milhões de euros.
Corpo do artigo
Está à venda por 1,4 milhões de euros o prédio onde viveu e morreu o matemático Gomes Teixeira, na Rua de Costa Cabral, no Porto. O imóvel foi alienado em maio de 2017 pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), tendo sido, à data, vendido por 675,1 mil euros. Agora, tanto o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) como a Câmara do Porto foram notificados para, caso assim o entendessem, exercer o direito de preferência sobre o imóvel. Nenhuma das entidades demonstrou essa vontade, informa o IGFSS.
Quatro anos depois dessa primeira venda, o número 148 está novamente disponível no mercado imobiliário pelo dobro do preço. O negócio está a cargo da Sotheby's International Realty que, contactada pelo JN, não respondeu em tempo útil.
Projeto aprovado
O JN sabe que o prédio não recebeu obras de remodelação, mas está a ser vendido com projeto aprovado pela Câmara do Porto em outubro do ano passado. Será essa a principal razão para o aumento do preço face à venda realizada em 2017.
De acordo com a Autarquia, a fachada principal vai manter-se, preservando a placa em homenagem ao matemático.
"Há uma ampliação no edifício principal, que implica a demolição da cobertura existente e a edificação existente no logradouro é demolida", esclarece a Câmara do Porto, acrescentando que a construção terá de respeitar o Plano Diretor Municipal.
Ainda de acordo com o que o JN conseguiu apurar, o prédio terá capacidade para oito apartamentos e o pátio nas traseiras poderá receber mais 15 quartos.
Maior rua do Porto
A Rua de Costa Cabral, que começa na Praça do Marquês e termina na Estrada da Circunvalação, na Areosa, liga Bonfim e Paranhos. Tem uma extensão de cerca de três quilómetros.
Académico
Francisco Gomes Teixeira, nascido em 1851, foi o primeiro reitor da Universidade do Porto, em 1911. Viveu no número 148 da Rua de Costa Cabral, onde morreu em 1933, com 82 anos.