
Os operacionais foram galardoados esta quinta-feira
Foto: Direitos reservados
Os dois bombeiros que, em julho do ano passado, numa altura em que estavam fora de serviço, salvaram uma bebé de 20 dias, que estava engasgada, foram esta quinta-feira distinguidos com o Prémio Bombeiro de Mérito 2024.
A Liga dos Bombeiros Portugueses reconheceu o “ato heroico” de Manuel Quesado e de Beatriz Marques com o “propósito de valorizar a coragem e prontidão do serviço". A estes elementos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos foi atribuída a Medalha de Serviços Distintos – Grau Cobre.
O caso remonta a 21 de julho do ano passado, quando os dois operacionais saíam para o trabalho, perto das 14 horas. Uma mulher saiu à rua, na Avenida Sidónio Pais, a pedir ajuda e, de imediato, Manuel Quesado e Beatriz Marques entraram em casa da cidadã, deparando-se com a menina ao colo da mãe, que estava em pânico.
Os operacionais iniciaram a desobstrução das vias respiratórias da bebé, que se teria engasgado com o leite, e o desfecho foi o melhor - a rápida intervenção dos dois bombeiros salvou a criança.

