A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte organizou e acolheu, na sua sede, no Porto, a apresentação dos 31 projetos finalistas ao júri dos "Prémios Mais a Norte", uma iniciativa de promoção de projetos de sucesso na região Norte.
Corpo do artigo
Numa sessão em formato "pitch", os candidatos defenderam os seus projetos, expondo factos, argumentos e histórias para demonstrar o caráter inovador, transformador ou inspirador de cada um.
Estes 31 projetos finalistas resultam das 232 candidaturas apresentadas por mais de 200 instituições públicas e privadas do Norte do país aos "Prémios Mais a Norte", promovidos pela CCDR Norte, em parceria com o Jornal de Notícias, com o objetivo de reconhecer, publicamente, projetos inovadores e boas práticas de desenvolvimento local e regional do Norte, em diferentes áreas da vida económica, científica, social e cultural, muitos dos quais com recurso a financiamento europeu.
No final da jornada de trabalho, o júri mostrou-se "unânime" quanto à "elevada qualidade dos projetos selecionados" e ao seu estatuto de "boas práticas de desenvolvimento regional", antecipando "decisões difíceis" na designação dos vencedores.
Gala a 10 de abril
Constituído pela Arquiteta Paisagista Teresa Andresen, pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, pela ex-presidente da CCDR Norte Cristina Azevedo; pelo antigo reitor da UTAD e presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, Fontainhas Fernandes, e pela gestora cultural Francisca Carneiro Fernandes, o júri terá, agora, que decidir os prémios vencedores em cada categoria: "Norte + Inovador", "Norte + Criativo", "Norte + Sustentável", "Norte + Inclusivo", "Norte Civitas" e "Norte Ruris", para além da distinção do "Prémio Mais a Norte".
Haverá ainda lugar ao "Prémio do Público", que será decidido através de uma votação online, no site https://premiosmaisanorte.pt/
A Gala de entrega dos Prémios decorrerá a 10 de abril.
Posicionamento da marca regional NORTE
Para o presidente da Comissão, António Cunha, "a primeira edição dos "Prémios Mais a Norte" faz justiça ao carácter empreendedor, cultural e inovador do Norte de Portugal, estimulando o seu reconhecimento interno e externo, e a afirmação da região".
"O papel da CCDR NoORTE passa hoje, também, pelo marketing do território", aludiu.
Por sua vez, o vice-presidente da CCDR-Norte para a área da Comunicação, Jorge Sobrado, refere que estes prémios "são uma evidência de carne e osso da excelência da Região Norte, em áreas decisivas do nosso futuro coletivo, e são um propulsor de novas dinâmicas e casos de inovação, criatividade, inclusão ou sustentabilidade".
Os prémios "Mais a Norte" são uma iniciativa de posicionamento da marca regional NORTE nos valores da inovação e excelência e de promoção da agenda estratégica do NORTE 2030, sustentada em políticas e fundos europeus. Adicionalmente, a CCDR Norte procura, através desta iniciativa, uma maior aproximação às instituições, empresas e cidadãos da região