Presépio na PSP de Viana do Castelo "desmistifica polícia papão" há 70 anos

PSP de Viana do Castelo mantém-se a tradição do presépio desde 1950. Neste ano foi benzido pelo padre Luís Leal (Rui Manuel Fonseca)
Foto: Rui Manuel Fonseca
Construído no átrio do Comando e aberto a visitas, é feito pelo antigo agente Araújo. Neste ano, foi benzido pelo capelão nacional da PSP. Veja mais, em baixo, outros presépios com história em Portugal.
Quando tinha seis anos, Teresa Silva, hoje com 46, escapou-se da beira do pai e entrou à socapa na esquadra da PSP de Viana do Castelo para ver o presépio que, desde a década de 50, ali é construído por altura do Natal. "O polícia perguntou: "Ó menina, onde é que você vai?" E eu respondi: "Venho ver o presépio". E ele, cheio de vontade de rir, disse: "A menina entrou aqui à papo seco. Sente-se já ali ao pé do presépio". "Fiquei cheia de medo e pensei: oxalá o meu pai chegue depressa para não ir presa", conta agora a professora de Educação Visual e Tecnológica que, por tradição, continua a visitar o presépio do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, como fazia, na década de 80, em criança, com o pai e o irmão. Hoje visita-o na companhia do marido e do filho João de 9 anos.

