Faltando pouco menos de um mês para a realização das eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro, Diogo Silva Machado, presidente da Junta de Freguesia de Faro do Alentejo, concelho de Cuba, já está reeleito.
Corpo do artigo
Há quatro anos, o autarca, de 37 anos, natural e residente na aldeia, mais conhecida como "Farinho", que tinha inscritos 450 eleitores, foi eleito pela CDU com 66,58% dos votos. O PS obteve 31% dos votos e a coligação PSD/CDS/PPM ficou-se por 1,35%. Este ano, Diogo Machado não tem oposição e vai cumprir o segundo mandato.
Conhecida a antecipada eleição de Diogo Machado, as redes sociais foram inundadas por muitos comentários, todos eles positivos, pelo trabalho desenvolvido durante os últimos quatro anos pelo filho da terra.
O comentário de um cidadão residente em Faro do Alentejo refere que "foi a freguesia para onde eu decidi viver, trabalhar e criar a minha filha e hoje sinto um orgulho enorme no trabalho que tem sido feito na nossa freguesia nos últimos 4 anos", acrescentando que o Diogo Silva Machado é incansável: "está presente todos os dias, fins de semana incluídos, a cuidar da aldeia, a acompanhar obras, a zelar para que tudo esteja em ordem".
Os elogios ao jovem edil, empresário do ramo da restauração, passam as fronteiras da política, salientando-se que "as ruas estão limpas, organizadas, sem papéis no chão nem ervas a crescer. Foram feitas melhorias em espaços que servem toda a população", justificam.
Francisco Orelha, antigo presidente da Câmara de Cuba entre 1997 e 2013, e que volvidos 12 anos procura recuperar a autarquia para a liderança do Partido Socialista, justificou que foram ouvidas "as pessoas da terra e há um consenso sobre o trabalho desenvolvido pelo Diogo que é desejo manter. Não fazia sentido apresentar uma candidatura que levasse a divisões", sustentou o candidato a presidente do Município.