Presidente de união de freguesias entra na corrida e ameaça dispersar votos no PSD
Corpo do artigo
Licenciado em Direito, Fernando Tinta Ferreira, 56 anos, volta a ser o candidato do PSD às eleições autárquicas nas Caldas da Rainha. Presidente desde 2013, exerceu funções, desde 1996, como adjunto da presidência, vereador e vice-presidente do então presidente Fernando Costa, autarca social-democratas que se manteve 28 anos no poder.
O PS também manteve o candidato de há quatro anos. Advogado de 46 anos, Luís Patacho exerce a função de vereador no município das Caldas da Rainha há um mandato, sem pelouros atribuídos. Um grupo de militantes propôs à Concelhia do PS o nome do empresário Joaquim Beato Caetano, mas este foi preterido pela "experiência" de Luís Patacho.
Cabeça de Lista do CDS-PP às eleições legislativas de 2019 pelo distrito de Évora, Paulo Pessoa de Carvalho, 59 anos, vai agora a votos em representação da coligação Caldas Mais Rainha, constituída pelo CDS-PP, MPT, PPM e Nós Cidadãos. O candidato centrista é empresário na área dos eventos.
Professor de Filosofia, Carlos Ubaldo, 56 anos, é o candidato do BE. Licenciado em Filosofia, trabalha na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, há 32 anos.
Membro da Concelhia das Caldas da Rainha do PCP, António Barros, 71 anos, volta a repetir a candidatura pela CDU à Câmara das Caldas da Rainha, 12 anos depois. Deputado na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, entre 2005 e 2009, foi ainda cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Alvorninha, em 2005.
Presidente da União de Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório há dois mandatos como independente eleito nas listas do PSD, Vítor Marques, 55 anos, vai concorrer à autarquia como cabeça de lista por um movimento independente. O empresário de distribuição de bebidas presidiu ainda ao Caldas Sport Clube durante nove anos.
O Chega apresenta a eleições o gestor Edmundo Carvalho, 65 anos, aposentado da banca. O cabeça de lista é ainda presidente Concelhia do Chega.
O partido Iniciativa Liberal também terá um candidato, mas ainda não foi anunciado publicamente.
O Executivo é constituído por quatro elementos do PS, pelo independente Pedro Raposo e por dois vereadores do PS. Nas últimas autárquicas, os sociais-democratas tiveram 52,2% dos votos, os socialistas 24,1%, o CDS-PP 8,2%, o BE 5,5% e o PCP-PEV 4,2%. Foram às urnas 47,8% dos eleitores.