Corpo do artigo
Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim pelo PSD, candidata-se ao terceiro e último mandato. É o mais antigo autarca social-democrata em funções no Algarve.
Depois de 20 anos na Câmara de Alcoutim (entre 1993 e 2013), Francisco Amaral apostou no concelho vizinho de Castro Marim. Candidatou-se nas eleições de há oito anos e venceu com 47,43%, seguido do PS com 43,08%. Foi reeleito em 2017, sem maioria absoluta, com 37,13%. O PS obteve 36,31% e o movimento independente "Castro Marim Primeiro", liderado pelo antigo presidente da Câmara, José Estevens, ficou em terceiro, com 21,08%.
Em fevereiro de 2019, Amaral renunciou ao mandato, alegando não ter condições de governabilidade, devido à "constante obstaculização da Oposição" a projetos importantes para o município. Quatro meses depois, nas eleições intercalares a que o município foi forçado, venceu como ambicionava. Recuperou a maioria absoluta para o PSD, com 59,82% dos votos, contra 34.46% do PS. Estevens não foi à corrida, alegando dificuldades financeiras.
Rosa Nunes será este ano a candidata pelo PS, enquanto Paula Santos será a cabeça de lista da CDU.