O presidente da República entregou quinta-feira um cabaz de produtos alimentares na mercearia social "Valor Humano", da Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, cumprindo assim a promessa deixada na sua visita por ocasião do 5 de outubro.
Corpo do artigo
O cabaz contendo azeite, óleo, atum, feijão e outros bens alimentares foi o donativo de Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou esta quinta-feira às instalações da mercearia "Valor Humano", um espaço que o presidente visitou no feriado de 5 de outubro e que o impressionou pelo exemplo de solidariedade social.
A mercearia foi criada pela Junta de Freguesia de Santo António para apoiar pessoas carenciadas da freguesia. Só que, ao invés de distribuir os tradicionais cabazes de alimentos, "vende-os" a troco de uma moeda virtual criada pela autarquia: o Santo António. Esta moeda é atribuída pelos serviços de Ação Social da Junta aos beneficiários, consoante os seus rendimentos.
"A vantagem é que cada pessoa pode aqui escolher os bens que realmente lhe fazem falta, em vez de receber um cabaz previamente definido, em que, por ventura, existam alguns que não são tão precisos e haja outros de que necessitaria", explica Vasco Morgado, presidente da Junta de Santo António. Por outro lado, observa, "as pessoas podem vir fazer as suas compras como num outro supermercado qualquer, sem terem que se sujeitar aquele estigma de se deslocarem a um sítio para levantarem um cabaz".
Foram estas características que impressionaram o presidente da República na sua visita. De tal forma, que Marcelo Rebelo de Sousa prometeu então, e cumpriu agora, contribuir com um donativo pessoal de bens alimentares.
"É uma honra muito grande ter a contribuição e o reconhecimento do senhor presidente da República neste projeto em que procuramos mais que ajudar, dignificar o apoio social que damos às pessoas", disse ao JN Vasco Morgado, presidente da Junta de Santa Antónia.