Corpo do artigo
Hugo Pereira, atual presidente da Câmara Municipal de Lagos, será o cabeça de lista pelo PS. Assumiu o cargo em outubro de 2019, depois de Joaquina Matos ter renunciado ao cargo, para integrar as listas do partido para a Assembleia da República.
O economista é um dos quatro presidentes de câmaras socialistas em funções no Algarve que se apresentam pela primeira vez como candidatos aos cargos que assumiram em substituição dos autarcas eleitos em 2017. Os outros autarcas são José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa) e Ana Paula Martins (Tavira).
A Câmara de Lagos é governada pelo PS desde 2002. Júlio Barroso venceu as autárquicas e recuperou a autarquia ao PSD. Desde essa altura que os socialistas governam com maioria absoluta. Em 2017, conseguiu cinco dos sete mandatos. A coligação PSD/CDS conseguiu um, tal como o movimento "Lagos Com Futuro".
Do lado do PSD, o candidato é Pedro Moreira, presidente da Concelhia. Alexandre Nunes candidata-se pela CDU.
O Chega poderá surpreender, já que foi em Lagos que o partido obteve o segundo lugar na candidatura de André Ventura às Presidenciais de 2021. O candidato é Delano Chiattone, empresário da restauração, de nacionalidade holandesa.