Corpo do artigo
O atual presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, é recandidato pelo PS. Caso vença, é um dos autarcas do Algarve que enfrenta o terceiro e último mandato. Nas autárquicas de 2013, Osvaldo Gonçalves conquistou para o PS uma autarquia que era controlada pelo PSD há mais de duas décadas. Voltou a ser eleito em 2017, com 66,11%, bastante distante da coligação PSD/CDS-PP, que ficou em segundo, com 24,81%.
O último social-democrata no cargo foi Francisco Amaral, que saiu por ter atingido o limite de mandatos, e que acabou por ser eleito no concelho vizinho de Castro Marim.
O PS detém a maioria absoluta em Alcoutim, tendo conseguido obter, nas autárquicas de 2017, quatro dos cinco mandatos em disputa. O outro foi para a coligação PSD/CDS.
Carlos Ludovico é o candidato do PSD para tentar recuperar a Câmara. O engenheiro agrónomo foi recentemente eleito presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Alcoutim e é sobrinho de Francisco Amaral, de quem foi assessor e adjunto.
Luísa Barros é a candidata da CDU. Natural de Alcoutim, a professora já foi eleita pela CDU na Assembleia Municipal de Almada.