Corpo do artigo
Foi por "unanimidade e aclamação" que os militantes do PS Lousada escolheram recandidatar Pedro Machado, atual presidente da Câmara, para tentar o seu terceiro mandato à frente da autarquia. A Câmara de Lousada é um bastião socialista há décadas. Pedro Machado foi candidato, pela primeira vez, à autarquia lousadense nas eleições de 2013, vencendo com quase 50% dos votos. O antes vice-presidente sucedeu a Jorge Magalhães, que liderava o município desde 1990. Em 2017, Pedro Machado foi reeleito presidente da Câmara de Lousada aumentando a vantagem para a coligação PSD/CDS.
E é em coligação que, mais uma vez, a oposição vai tentar destronar o PS. A "Acreditar Lousada" volta a juntar PSD e CDS, mas, desta vez, com um novo rosto. Simão Ribeiro é o candidato a presidente da Câmara, sucedendo a Leonel Vieira, de 34 anos. É empresário, presidente Concelhia do PSD Lousada e vereador. Foi deputado à Assembleia da República em duas legislaturas.
Também foram já anunciados candidatos pela CDU e Bloco de Esquerda, que há quatro anos conseguiram 1,59% e 1,28% dos votos, respetivamente. A candidata do Bloco de é Daniela Leal, de 27 anos, psicóloga e investigadora na Universidade do Porto. Pela CDU o cabeça de lista é Mateus Laranjeira, de 19 anos, estudante de Engenharia Eletrotécnica e responsável pela organização concelhia de Lousada do PCP.
Paulo Sousa, emigrante na Suíça, também já anunciou a candidatura à Câmara de Lousada pelo RIR - Reagir.Incluir.Reciclar, partido fundado pelo penafidelense Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans. Há também uma candidatura do Chega, liderada por Susana Moreira.