Os municípios fronteiriços de Valença e Tui, têm preparada para a tarde desta uma tonelada e meia de rebuçados, para distribuir ao longo do percurso de cerca de 3,5 quilómetros, da tradicional “Cavalgata Internacional de Reis”, que ligará as duas cidades.
Corpo do artigo
Sete carros alegóricos, um para cada um dos reis Melchior, Gaspar e Baltasar, e quatro de associações locais, vão como habitualmente atravessar a fronteira de Portugal e Espanha, a partir das 16 horas. Um dos maiores atrativos do evento, é a “chuva de rebuçados”, que provoca alvoroço na assistência com adultos e crianças a correr de braços nos ar ou agachados no chão para os apanhar.
A designada “Cavalgata Internacional de Reis”, entre as duas cidades, demora cerca de duas horas. Começa no Largo da Estação, de Valença ,segue pelas avenidas do Colégio Português e Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira e avenida de Espanha, atravessa a Ponte Internacional Centenária. E entra em Tui, percorrendo a Avenida de Portugal, e as ruas Martinez Padin e Augusto Besada, até ao Paseo da Corredoira, em Tui, onde milhares de pessoas se reunem em ambiente de festa.
A noite de Reis, tem grande expressão no país vizinho. Até chegar ao destino, nunca param de “chover” doces coloridos, distribuídos pelos Reis Melchior, Gaspar e Baltasar, e pelos seus “subditos” dos outros carros alegóricos, das associações galegas Arrume de Malvas, Lembranças de Guillarei, Aloia de Pazos de Reis e Xuntanza de Randufe (também participam Bombeiros de Valença, GNR e Polícia Municipal de Tui).