A tradicional Cavalgata Internacional de Reis que, anualmente, une as cidades de Valença e Tui (Espanha), e que iria realizar-se no domingo, foi cancelada devido a previsões meteorológicas adversas.
Corpo do artigo
Segundo informação divulgada pela Câmara de Valença esta sexta-feira à tarde, o desfile dos reis Melchior, Gaspar e Baltazar pelas ruas, atravessando a antiga ponte metálica sobre o rio Minho até à cidade vizinha, ficou sem efeito face à previsão “de fortes chuvas que podem atingir os 40 l/m²”. Estava prevista a participação de “mais de 200 figurantes e distribuição de 1500 quilos de rebuçados, sem glúten”, durante o percurso com 3,5 quilómetros até ao Paseo da Corredoira, em Tui.
“Depois de serem analisadas possíveis alternativas, e procurando, sempre, garantir a segurança tanto do público com das pessoas participantes na comitiva da Cavalgata, foi acordado cancelar a cavalgata de 2025. Para domingo há previsão de fortes chuvas que podem atingir os 40 l/m², pelo que impossibilita também a sua celebração”, informa a Autarquia, referindo que chegou a ser ponderada a possibilidade de antecipar a celebração para sábado, mas que a opção acabou por não ser viável devido à previsão de mau tempo.
Em alternativa e para não deixar passar a data, que em Espanha assume especial relevância, no domingo os Reis Magos (figurantes) vão estar no Teatro Municipal de Tui, entre às 11 e as 13 horas e as 16 e as 19 horas (hora portuguesa), “a receber todas as crianças que os queiram felicitar”.
A Cavalgata Internacional de Reis é uma iniciativa da Eurocidade Tui-Valença, organizada com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, da Proteção Civil de Valença e de Tui, da Policía Local de Tui, do Grupo Scout Alhoia e da Rádio Municipal de Tui. Costuma percorrer as ruas das cidades de Valença e Tui, em ambiente festivo, com os figurantes nos carros alegóricos a lançarem rebuçados pelo ar, para alegria de miúdos e graúdos.