Dez anos depois do lançamento do evento de cultura pop, surge um novo conceito dedicado aos mais novos e às famílias.
Corpo do artigo
O Pavilhão Multiusos de Guimarães recebe, nos dias 3 e 4 de maio, a primeira edição da Comic Con Kids. Esta celebração da cultura pop é uma co-produção da empresa responsável pela Comic Con e da Tempo Livre e tem o apoio da Câmara Municipal. A organização espera receber cerca de dez mil crianças, a que se juntam 1500 alunos do quarto ano do ensino básico, a quem o Município vai oferecer bilhetes para visitarem a mostra.
A primeira edição da Comic Con Kids, orientada para crianças dos dois aos 12 anos, explora o universo da cultura pop: televisão, cinema, literatura (incluindo, é claro, a banda-desenhada) e o universo dos jogos. “A Comic Con sempre teve uma área kids e começamos a ver que tinha cada vez mais aceitação. Há jovens de 20 anos que vieram pela primeira vez ao evento quando tinham 10 anos e que agora, alguns, já têm filhos”, refere Paulo Rocha Cardoso, da organização.
O organizador justifica a estreia em Guimarães “por termos verificado que 30% do nosso público era de fora de Lisboa e do Porto”. A Tempo Livre (cooperativa municipal que gere o Pavilhão Multiusos) cede o espaço e participa nos resultados com uma fatia de 15%.
A Câmara Municipal investiu cerca de 21 mil euros na aquisição de 1500 ingressos para os alunos do quarto ano de escolaridade. “Quando o Multiusos está cheio, toda a economia local está a mexer”, afirma o presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, justificando o envolvimento da cooperativa. Os bilhetes para o evento já estão à venda: 20 euros (individual); 55,5 euros pack de três; 68 euros pack de quatro.