A centenária ponte Eiffel de Viana do Castelo vai acolher este domingo a primeira edição da Corrida da Ponte, que contará com a participação de 119 clubes e um total de mais de 1200 participantes.
Corpo do artigo
A centenária ponte Eiffel de Viana do Castelo vai acolher este domingo a primeira edição da Corrida da Ponte, que contará com a participação de 119 clubes e um total de mais de 1200 participantes.
Os números foram revelados esta sexta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da prova, promovida pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, em parceria com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Atletismo. Evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023.
A corrida para a qual estão inscritos atletas amadores e profissionais, decorrerá, a partir das 10 horas horas, num circuito de 10 km entre a cidade de Viana do Castelo e o Cabedelo (Darque), com atravessamento da ponte Eiffel. A travessia encerrará provisoriamente ao trânsito para realização do evento. A partida e a chegada acontecem na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Bernardo, revelou que "participam nesta primeira Corrida da Ponte 119 clubes, mais de um milhar de atletas e centenas de vianenses".
Já o vereador do Desporto da câmara de Viana do Castelo, Ricardo Rego, considera que aquela é "mais uma prova de referência que acontece no âmbito da Cidade Europeia do Desporto", e destacou que este ano tem sido crucial para "o reforço das relações institucionais com associações, clubes e federações".
O representante do Olímpico Vianense, Fernando Alves, destacou o "trajeto de enorme beleza que será uma mais-valia para os atletas".
E Manuel Domingues, representante da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, considerou que a prova encerra "com chave de ouro uma época absolutamente fantástica de atletismo em Viana do Castelo".