A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, constituída pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, lançou esta segunda-feira o livro "Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto", publicação onde é feito um balanço da primeira década de vida do parque.
Corpo do artigo
"Procuramos com esta publicação honrar o envolvimento de todas as entidades, profissionais e cidadãos que de alguma forma se têm empenhado neste bonito projeto colaborativo", referiu o presidente da Câmara de Valongo e atual presidente da associação, José Manuel Ribeiro, aquando do convite para a iniciativa que decorreu esta segunda-feira no edifício da Oficina da Regueifa e do Biscoito, em Valongo.
Em 2017, o lançamento do livro técnico de caracterização do Parque das Serras do Porto marcou o ponto de partida de uma dinâmica editorial que na altura prometia vir a ser "muito ativa".
Já em 2021, a associação tomou a iniciativa de editar um livro comemorativo do quinto aniversário, apresentando uma espécie de álbum de memórias, entre 2016 e 2021, recordando os momentos mais marcantes deste projeto.
Constituída pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, a Associação Parque das Serras do Porto tem-se focado no propósito de alavancar novas formas de promover o estudo, a conservação, a valorização e o usufruto sustentado deste território com cerca de 60 quilómetros quadrados, abrangendo as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas.
Das muitas iniciativas do parque, há grupos de voluntários que participam na sua reflorestação.